terça-feira, 22 de novembro de 2011

Para conhecer: Diamantina

                      
No último feriado fizemos uma viagem deliciosa para  Diamantina. Cidade histórica daqui de Minas e já bastante conhecida, está situada no Vale do Jequitinhonha, inserida na Serra do espinhaço,  toda rodeada por pedras pontiagudas. E acho que isso que dá a cidade um ar ainda mais diferenciado. O clima é bem agradável e mesmo que a temperatura aumente um pouco o vento nunca deixa fazer calor, e em certas épocas do ano faz até bastante frio.
É impossível não pensar em Diamantina e não se lembrar de romantismo, serestas e sua famosa Vesperata, o período de apresentações vai de Março até Outubro, e nesse último feriado não teve.  Se tiverem oportunidade de conhecer nesses meses vão se encantar, os músicos se dispõe nas sacadas do casario histórico, é muito lindo de se ver e ouvir.  Não tinha Vesperata mas tinha Diamantina Gourmet e cada prato mais maravilhoso que o outro, sem falar dos drinks. Outro evento da cidade que merece maior conhecimento é o Festival de Inverno, já estive lá em 2009 e gostei muito, sem falar do Carnaval, que reúne milhares de estudantes ao som da Bat Caverna. Mas além dos becos e vielas, museus, igrejas e casarões históricos, Diamantina tem vários barzinhos delícios, com bom atendimento, cardápio variado e  um povo muito alegre e receptivo. A Baiúca nem precisa sugerir, localizada no centro histórico é o bar preferido dos turistas, e meu também!
                         
 A natureza também impressiona aos viajantes, as belíssimas cachoeiras estão espalhadas por toda a região. As mais conhecidas são a cachoeira dos Cristais, na estrada para a Vila de Biribiri e da Sentinela, por isso eu preferi fugir delas pois haveria mais turistas. Conhecemos a Barão do Guaicuí, que está no munícipio de Gouveia, próximo a Diamantina, acho que uns 29 Km.

É um lugar bastante preservado, o que exige muito cuidado dos visitantes, tem uma bela queda d'agua e um poço lindo. Há também o distrito de Milho Verde em Serro, bem pertindo de Diamantina, onde há lindas cachoeiras, ótima para quem gosta de acampar e curtir a natureza.
O que fazer não falta, são muitos os museus como o de JK, a Casa da Gloria que hoje abriga um centro de estudos da UFMG (foi construída como convento com um passadiço por onde as freiras atravessavam a rua sem serem vistas), a Casa de Chica da Silva, o Museu do Diamante e várias Igrejas que contam um pouquinho da história da Cidade e da nossa tão querida Minas.


Viagem deliciosa ainda mais se estiver em boas companhias, muita tranquilidade e programação para todos os gostos. Mais informações de como chegar e onde ficar é só clicar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário